quinta-feira, 8 de março de 2012

Será o 8 de março realmente das Mulheres?



Talvez não devesse existir um dia para que lembrássemos delas. Só pra constar, uma etnia ou gênero que possui um dia especial em que comemoram a própria condição, geralmente é pra disfarçar a opressão que sofreram ao longo da história e que ainda sofrem. Nas escolas lembramos sempre de quais dias? Dia do índio, massacrados por 500 anos do passado brasileiro, que tomaram suas terras e ainda cederam de volta uma minúscula parte delas, como se fosse um puxadinho pra compensar a expulsão. Dia da Consciência Negra, pra compensar anos de tortura e escravidão desmedida, tratados como produtos apenas por não terem a mesma cor da pele, por HOMENS de pele BRANCA.


E o Dia Internacional das Mulheres? Bom, aqui tomo a liberdade de colocar algo que li hoje, escrito pelo meu irmão Bruno Baader:


"Existem duas teorias sobre a origem do dia da Mulher: A primeira fala de 130 mulheres que, durante uma greve por melhores condições de trabalho e menor jornada (que era de 16 horas), foram trancadas na fábrica e carbonizadas num incêndio criminoso. A segunda fala de uma onda de protestos na Rússia por melhores condições sociais e contra a entrada do país na 1ª Guerra Mundial que desembocaram na Revolução Russa de 1917."

Bom, nem é preciso dizer que, independente de qual seja a teoria verdadeira (ou verossimilhante), ambas apresentam uma origem a partir da luta, seja por direitos, seja contra a opressão. Nos dois casos, os responsáveis por privá-las de direitos e liberdade eram HOMENS, de pele BRANCA.

Se vê por aí alguém lembrando do dia do homem ou o dia do branco? Não? Pois é, isso acontece justamente por serem as mentalidades de machismo e racismo, desse homem branco, as que movem parte dos comportamentos sociais atuais. Essas mentalidades preconceituosas não precisam ser compensadas pela sociedade com celebração de datas, pois elas são DOMINANTES nessa mesma sociedade! O dia internacional da mulher não é pra comemorar o machismo atenuado, mas sim pra protestar contra ele. O dia se originou por motivos de luta, mas hoje tornou-se um meio de reafirmação de valores preconceituosos. As mulheres não são tratadas como produtos (tal como os negros foram por muito tempo) embelezados? As mulheres não eram (e ainda são, só que felizmente menos que antes) limitadas a algumas esferas sociais específicas (tal como os indios são atualmente)? A pergunta principal que fica é: são comportamentos que satisfazem quem, no final desse processo todo? O dia 8 de março se tornou nada mais do que uma comemoração do bem que elas fazem aos homens. E isso significa que elas seriam um meio, enquanto a satisfação dos homens seria o fim.



Se existe algo para comemorar nesse dia 8 de março, é justamente os movimentos de luta rumo à igualdade entre os sexos e gêneros, bem como a libertação dos mesmos em relação ao sistema. Mas não, vemos o oposto disso. Parabenizamos elas por serem exatamente como os homens querem, de tal forma que elas, em sua grande maioria, também acreditem que devam ser assim. Lanço uma simples questão sobre isso então: porque a calça jeans masculina é folgada, enquanto a feminina é bem justa ao corpo?


E, como se não bastasse, ainda existem homens que fazem os comentários mais machistas possíveis, tal como essa famosa frase: "Hoje é o dia da mulher, pois o resto do ano é dos homens". E quando digo homens, me refiro aos mais variados tipos, conservadores ou de esquerda. É triste ouvir, de alguém supostamente revolucionário, que as mulheres protestando sem camisa só fortalecem o machismo, pois é isso que os homens querem: ver mulher sem roupa. Bom, se for dessa forma, as mulheres deveriam usar burka até o dia em que o machismo cair, ao invés de protestarem em defesa da própria posse de seus corpos. Se nos privarmos de nossas posturas devido ao preconceito das pessoas, não só deixamos de viver, como mantemos vivo o preconceito.

Se for assim como esse cara diz, então as mulheres que queimaram sutiãs fizeram um protesto inútil (apesar de termos ele como referência até hoje no movimento feminista), já que todo homem prefere uma mulher com seios nus... Já que né, a egipcia (Egito = pais predominantemente muçulmano fundamentalista) Aliaa Magda Elmahdy (mais informações sobre ela aqui) só reforçou o machismo ao postar fotos nuas de si mesma, como forma de protesto, em seu blog... #ironia
O que se celebra todo ano, no dia 8 de março, não é a valorização da mulher, sua luta e tentativa de alcançar autonomia, mas da visão que o homem tem sobre a mulher. Uma visão que, ao contrário de libertar, limita e subordina, segrega e desmotiva. Isso, além de mostrar o quanto esse dia perdeu seu sentido original, passa longe de ser um motivo pra se dar parabéns...





.

5 comentários:

  1. Vale uma visita ao tumblr: http://felizdiadamulher.tumblr.com/ para ver como foram bonitas e emocionantes as homenagens do dia das mulheres.

    Destaque para a "homenagem" da Band, que me fez vomitar em cima do meu teclado. http://s3.amazonaws.com/data.tumblr.com/tumblr_m0kt4rOBbl1rrsn7so1_1280.jpg?AWSAccessKeyId=AKIAJ6IHWSU3BX3X7X3Q&Expires=1331412002&Signature=66rFnth5ZfGIsVKefCwHxC%2Bk9vI%3D

    ResponderExcluir
  2. [amanda] em se tratando de discussão sobre a valorização da mulher, gostaria de parabenizar à Aldrey, pois sei que ela teve de corrigir este artigo, no mínimo, umas três vezes, não é Gabriel?

    Eu sempre me pego pensando no porquê de nos parabenizarem pelo Dia das Mulheres. Há o que ser comemorado? Pelo que eu saiba, AINDA temos de tomar o maior cuidado na rua à noite [Que tipo de vida é essa que eu tenho de ficar 24 horas por dia aletra feito um cão de guarda? de quem são os olhos que te vigiam, de quem é a mão que te ataca? - DOMINATRIX], AINDA somos tratadas como objetos pelas mãos masculinas [nem todas, nem todas...],AINDA morremos fazendo abortos em clínicas clandestinas... e a lista de AINDAS tende ao infinito...

    O 8 de março foi englobado como a maioria das lutas reivindicatórias e perdeu seu significado inicial... No dia das Mulheres, compre uma florzinha pra sua mãe! as floriculturas agradecem! No dia do Trabalho [do trabalho?? o.O não era do trabalhador?] chama aquela dupla sertaneja lá pra 'massa' que eles gostam!

    Uma outra questão [que foge um pouco da discussão inicial, mas já que começamos, vamos botar a boca no trombone] que sempre me incomoda quando chega o 8 de Março é que muitas indignações se voltam para o lance do mercado de trabalho. "Nós, mulheres, nos sentimos injustiçadas pois não recebemos salários iguais aos homens!" Não desmerecendo esta luta, mas o que me vêem à cabeça quando penso sobre isto é: esta é uma luta realmente pela autonomia das mulheres ou para unicamente nos inserirmos cada vez mais no sistema capitalista? Afinal, temos de consumir também, né...
    Ampliando ainda mais a questão, nosso 'avanço'social, enquanto seres desprovidos de pinto, é medido pela nossa inserção no mercado de trabalho... "Nós mulheres somos coordenadoras, gerentes de empresa e ATÉ presidente/a" - Olha que avanço, galera!

    O Dia das Mulheres deveria ser um dia para lembrar que nós deveríamos ser o que quiséssemos! No entanto, não é o que ocorre! É só darmos uma olhada na quantidade de clínicas de estética que vomitam suas propagandas em nossos rostos 'imperfeitos' e com cicatrizes, nos ensinando como deveríamos ser...

    Comemoraremos o dia das Mulheres quando tivermos o direito de ser o que quisermos... feias, vagabundas, putas e por aí vai... aí sim gritaremos: Viva o Dia das Mulheres!
    No mais, pensem duas vezes em nos dar parabéns por este dia...

    ps: este comentário quase não tem uma sequencia lógica pois nasceu quase como um vômito.
    Amanda.

    ResponderExcluir
  3. um dos posts mais fudidos. deixo um link massa aqui:
    http://www.sexoagil.com/

    ResponderExcluir
  4. [tio.taz] dia de conscientização da opressão. que deve se estender para a semana da conscientização da opressão. que pode se estender para o mês de conscientização da opressão. que leva ao ano da conscientização da opressão...

    toda vida oprimida acaba sendo todo o tempo uma luta.

    vivam Xs Rebeldes. Sem dias, sem data, sem nome, só com a angústia e com as mãos sujas.

    ResponderExcluir
  5. Genial este post! O comentário da Amanda senti em minhas entranhas...muito foda tudo!

    ResponderExcluir